Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre a Arrogância dos Portuenses

por MPS, em 27.06.14

Os portuenses têm um orgulho desmedido em si próprios.

 

Acreditam que o Porto é a melhor cidade – não só de Portugal, mas do mundo inteiro! – e que os portuenses são as pessoas mais incríveis da história da humanidade. Têm alguma dificuldade em gostar de Lisboa, e, convenhamos, de tudo o que esteja a sul do rio Douro.

 

As pessoas no Porto têm um sotaque tão acentuado quanto as suas convicções.

E têm uma tendência exagerada para a… não sei bem como dizê-lo parecendo correta. As pessoas no Porto têm uma tendência exagerada para a peixeirada. Para armar a… vocês sabem. E gostam.

 

Mas também gostam de ajudar. Gostam de receber os turistas (e as turistas), e eu já me apercebi, do contacto que tenho tido com estrangeiros, que às vezes isso até pode parecer assustador! Porque veem um jovem com um mapa na mão e pressupõe que tem de o ajudar. É inato, e é imperativo.

 

E falam alto. Não como os italianos, mas falam alto!

E dizem muitos palavrões. No Porto não é assim tão raro ver uma mãe a “ensinar” o filho recorrendo a termos que não constam no dicionário. Só quem não anda de metro é que nunca viu os miúdos a serem disciplinados, ali mesmo, com duas ameaças de pares de estalos acompanhadas de palavras que fazem os alfacinhas corar.

 

O Porto é o Rio Douro e a ponte D.Luiz, são as fontainhas e a ribeira, o Piolho e a Fonte dos Leões; a praia, o surf, e o Estádio do Dragão; a Casa da Música e as caves do vinho do Porto; a Universidade, a praxe e as tunas; a rua de Santa Catarina e a das Galerias e as centenas de bares que abrem e fecham à medida que o Porto vai ganhando ou perdendo popularidade; são os hostels e o D. Henrique; a Avenida dos Aliados e os Clérigos; a Sé, a gastronomia; é Serralves e o Parque da Cidade; é o S.João e a Queima das Fitas.

 

Mas é muito mais do que isso! Para o bem e para o mal. Estudei no Porto e estou habituada a muitas coisas que sei que as pessoas de outras cidades não estão. A percorrer a cidade a pé, por exemplo. Ou a apanhar o autocarro de madrugada. Ou a vestir o traje académico e senti-lo a cheirar mal. Ou… a cumprimentar o pianista. Toda a gente do Porto sabe quem é o pianista. Ou a mulher da sopa. Lendárias, essas personagens.

 

Eu nem sequer moro no Porto mas, se me perguntarem, é no Porto que eu moro. Moro em Gaia. E o Porto, o Porto a sério, é muito mais do que o Porto. É Matosinhos e Gondomar e Maia e Valongo e Ovar e São João da Madeira. É quase Póvoa DE Varzim, agora com o metro.

 

Os portuenses têm um orgulho desmedido em si próprios. São exagerados, egocêntricos.

Admito que podíamos ser um bocadinho – só um bocadinho – menos focados em nós próprios. Mas eu nasci no Porto, estudei no Porto, e, por isso, padeço de todos esses males.

 

Não há cidade como a nossa, na nossa visão arrogante. 

 

Tags:

publicado às 13:12


221 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.06.2014 às 23:48

É assim Mariana, eu sou Portuense e sim tenho orgulho em o ser, mas gosto de Lisboa e se pudesse vivia lá, assim como maior parte das pessoas que conheço (acho que só tirando os meus pais, toda a gente que conheço quer viver em Lisboa ou em outro país).
Falamos alto, sim. Tens razão nisso, mas é uma certa "qualidade" que só os portuenses têm. Somos peixeiros e adoramos.
Ensinar as crianças com ameaças de dois estalos na cara? Muito comum aqui. Mas também é verdade que é a melhor forma de educá-los, porque maior parte das crianças que não são ensinados assim postam aquelas coisas fantásticas no facebook e muito mais.
Egocêntricos? Não acho. Todas as pessoas que conheço estão sempre dispostas a ajudar as outras e preocupam-se mais nas outras do que nelas. E não estou a falar de uma ou duas. Estou a falar de TODAS. T-O-D-A-S mesmo !
Exagerados? Não tanto como os Lisboetas, com as suas roupas excêntricas e gostos refinados. Não estou a dizer que são feias, estou a dizer que o Porto, em relação à excentricidade , não somos nada. Somos extremamente simples e nada complicados.

Esta é a minha opinião e sei que também és portuense e foste criada no Porto, mas isso não quer dizer que nos devas insultar.
Imagem de perfil

De MPS a 29.06.2014 às 23:53

Olá,
Passei mal a mensagem então, porque tudo o que escrevi foi com um orgulho enorme, sem nenhuma intenção de insultar ninguém.
Sem imagem de perfil

De Teresa castro a 29.06.2014 às 23:55

Estamos a discutir o sexo dos anjos. Um texto destes é um erro estatistico. Generalizar desta forma so promove a desigualdade. Mas tb acho q seja fruto da imaturidade da mariana. Daqui a alguns anos, qdo a autora tiver mais milhas percorridas e mais conversas serias no seu historial, entao deverá partilhar a sua opiniao. Ate la, recomendo mais moderaçao.
Imagem de perfil

De MPS a 30.06.2014 às 00:04

Não é erro estatístico nenhum, é a minha opinião, e é uma generalização propositada. Isto não é um jornal em que as notícias devem ser imparciais, nem um estudo académico em que os dados têm de ser rigorosamente comprovados.
É um blog descontraído onde exponho a minha opinião pessoal. Que vale o que vale, é certo.
Obrigada pela recomendação, mas neste blog não há, nem nunca vai haver, moderação. Serve apenas para eu ser egocêntrica e opinar sobre o que quiser. Para, descontraidamente, mandar uns "bitaites", mais ou menos polémicos.
Sem imagem de perfil

De Teresa Castro a 30.06.2014 às 00:07

Entao a sua opiniao nao é para ser levada a serio, certo? Boa sorte nos "bitaites", se assim for. Nao me parece que tenha muito arcaboiço para criticas.
Imagem de perfil

De MPS a 30.06.2014 às 00:15

Esta é a minha visão do Porto, ainda que imatura. Aceito que não veja as pessoas da mesma forma que eu, e até gostaria que me contasse com o que discorda. É engraçado conhecer visões diferentes.
O que não acredito é que esteja a promover a desigualdade. De todo. Nem que só quando for mais velha é que devo expressar a minha opinião e até lá deva ser mais moderada. Nem que as opiniões devam ser públicas unicamente quando são escritas por pessoas que "percorreram muitas milhas".
Sem imagem de perfil

De Teresa Castro a 30.06.2014 às 00:20

Nao percebeu o que quis dizer, Mariana.

Acho que deve escrever, mas tentar, sempre que possivel, ser clara no que escreve. Com certeza que ao longo das suas aulas ouviu alguns professores dizer que a simplicidade é o mais dificil de ser conseguido. Se quer ser levada a serio, entao escreva de uma forma seria. Use e abuse dos artificios da nossa lingua, mas n deixe que estes exageros confundam a mensagem que quer passar. E partilhe o que quiser, mesmo sendo imatura, mas lembre-se que fica, desde logo, associada a uma dubia qualidade.
Sem imagem de perfil

De Joana Soares a 01.07.2014 às 01:30

Permitam-me:

Tanto aqui se discute imaturidade.
Será mais imaturo aquele que ainda é capaz nos dias de hoje de expor livremente os seu valores e dar a cara por aquilo que pensa, ou será mais imaturo aquele por mais milhas que tenha percorrido, só consegui olhar para a biqueira dos sapatos e esqueceu-se da paisagem?
Para mim a PIDE e a Ditadura foram uma grande imaturidade, fruto de cabeças pequeninas que apenas permitiu aos seus criadores a capacidade limitada de compreender somente o seu ponto de vista.
Portanto, parabéns à Mariana que escreve o que lhe vai na alma sem a necessidade de aprovação das "maiorias" que, a propósito, é outro dos problemas do nosso país.
Quanto aos que pedem "pouco barulho" e "moderação" deixarei as seguintes dicas:
-> este blogue não dá música;
-> não estamos a discutir condução sobre efeito de bebidas alcoólicas;
-> ATENÇÃO! Não saiam de casa, porque a vida e o mundo oferecem uma diversidade belíssima de todas as coisas, pensamentos e formas de estar. Dada a vossa limitação, poderão padecer de choque intelectual.


PS: TRIPEIRA COM ORGULHO :)
Sem imagem de perfil

De Adão a 30.06.2014 às 00:11

Mas está tudo doido?! O texto é fruto do orgulho "Tripeiro" que a Mariana tem.
Mas que mal ou separatismo perigoso é que isso pode trazer?!?!?
Deixem-se de mariquices.
Quem não entendeu o texto... é BURRO e deve ir para o canto refletir.

Gostei Mariana!

Cumps;
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2014 às 00:35

Tava a demorar o verdadeiro comentario, faz justiça ao texto ;)
Parabéns à Mariana
Sem imagem de perfil

De Jvinhas a 30.06.2014 às 03:38

+1

estas pessoas que com tanta leviandade caracterizam os outros como imaturos (por se ter apercebido de uma maior jovialidade na escrita da Mariana, em relação à sua, possível...) Enfim...

Um blog (citando a Mariana, que tão bem o definiu) 'não é um jornal em que as notícias devem ser imparciais, nem um estudo académico em que os dados têm de ser rigorosamente comprovados.
É um blog descontraído onde exponho a minha opinião pessoal. Que vale o que vale, é certo.'

'Daqui a alguns anos, qdo a autora tiver mais milhas percorridas e mais conversas serias no seu historial, entao deverá partilhar a sua opiniao. Ate la, recomendo mais moderaçao.' ???? 'Mais moderação', esta matou-me..! Há que ter cuidado pq aparentemente a Sra.(?) Teresa Castro pertence à [que ao que parece it's a real thing (só que não -_-') e q por sinal desconhecia , (facepalm ;D)] Entidade Reguladora dos Blogs que condena veementemente a liberdade de Expressão (e a demonstração do Orgulho numa cidade, mas mais que isso, num povo, uma forma de estar...) e (qual Inquisição) podendo, aqueles cuja idade não lhes tenha permitido uma vida plena de êxodos, incorrer no risco de ver os seus pecados absolvidos pela fogueira (qual herege que conspurca a verdade absoluta) ... Para alguém com 'tantas milhas' parece-me uma pessoa 'mal resolvida', só isso :)


Mariana, Big ups pelo post... Concordo com quase tudo e sim, é um orgulho pertencer a este povo :)
Sem imagem de perfil

De Cláudio Silva a 30.06.2014 às 18:19

Mal resolvida mesmo. Não tem a mínima noção essa senhora. Faz-me lembrar aquelas pessoas que se julgam com uma moral do caraças, mas na prática não têm moral nenhuma, pois a falar ninguém os vence, mas atitudes e ações, nem vê-las! É tudo muito bonito na teoria, mas depois chapéu... Como aquelas pessoas que se dizem "púdicas" e "santas", e depois descobres que vão para a cama com tudo o que se mexe... Enfim! -.-
Sem imagem de perfil

De Joana Saraiva a 01.07.2014 às 10:15

Mais moderação??? Que paternalismo disparatado... Quem a mandatou conselheira? É o blog da Mariana, ela escreve o que bem lhe apetecer (é uma opinião, não está a difamar ninguém), e quem não quiser não lê...
Sem imagem de perfil

De Rui a 30.06.2014 às 04:22

Sou portuense e nao me senti nada insultado pelo texto nem acho que alguem se possa sentir. Tambem , nem eu nem ninguem que eu conheca quer viver em Lisboa, pelo contrario tenho aguns amigos portuenses em Lisboa, que se a vida permitisse voltavam imediatamente para o Porto. Portanto nao percebi bem as suas palavras. Algo nao bate certo.
Sem imagem de perfil

De TS a 30.06.2014 às 16:36

Boa tarde,
Concordo perfeitamente com o Rui.
Sou do Porto e estudo/trabalho em Lisboa. Ai se a vida me permitisse voltar, mas voltar rápido, muito rápido ao Porto :) Aliás, a mim e a todo o grupo que conheço que vive entre Lisboa (à semana) e o Porto (aos fds ou quando dá).
Bom texto Mariana :)
Sem imagem de perfil

De Cláudio Silva a 30.06.2014 às 18:37

E os Lisboetas que gostariam de viver no Porto? Não te esqueças desses... Conheço pessoas assim, aliás conheço pessoas que chegam a fazer os 300 km para passar a noite de Sábado no Porto, porque até nisso o Porto é especial.
Sem imagem de perfil

De Rui a 06.07.2014 às 08:52

Sei disso Claudio, mas so me limitei a comentar o que foi escrito, nao me quis alongar muito. Tenho amigos lisboetas a viver no Porto e muito contentes por isso.Tenho muito orgulho na minha cidade, principalmente agora que moro noutro pais, e infleizmente nao da para trabalhar aqui e morar no Porto, mas, sempre que posso apanho um taxi da Ryanair e vou matar saudades, da cidade, dos amigos, de tudo afinal.
Sem imagem de perfil

De Mariana N. a 01.07.2014 às 11:21

Tenho mesmo que dar aqui a minha opinião - Nunca gostaria de ir viver para Lisboa, e sim, há mais trabalho, há mais dinheiro, há mais tudo, menos a ancestralidade nortenha e a felicidade de demorar 15 minutos de casa para o trabalho. Dizer que todos os portuenses querem vier em Lisboa, isso acaba por me ofender! Ainda se fosse Viana ou Aveiro, agora a metrópole, f…..

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D