Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre a Arrogância dos Portuenses

por MPS, em 27.06.14

Os portuenses têm um orgulho desmedido em si próprios.

 

Acreditam que o Porto é a melhor cidade – não só de Portugal, mas do mundo inteiro! – e que os portuenses são as pessoas mais incríveis da história da humanidade. Têm alguma dificuldade em gostar de Lisboa, e, convenhamos, de tudo o que esteja a sul do rio Douro.

 

As pessoas no Porto têm um sotaque tão acentuado quanto as suas convicções.

E têm uma tendência exagerada para a… não sei bem como dizê-lo parecendo correta. As pessoas no Porto têm uma tendência exagerada para a peixeirada. Para armar a… vocês sabem. E gostam.

 

Mas também gostam de ajudar. Gostam de receber os turistas (e as turistas), e eu já me apercebi, do contacto que tenho tido com estrangeiros, que às vezes isso até pode parecer assustador! Porque veem um jovem com um mapa na mão e pressupõe que tem de o ajudar. É inato, e é imperativo.

 

E falam alto. Não como os italianos, mas falam alto!

E dizem muitos palavrões. No Porto não é assim tão raro ver uma mãe a “ensinar” o filho recorrendo a termos que não constam no dicionário. Só quem não anda de metro é que nunca viu os miúdos a serem disciplinados, ali mesmo, com duas ameaças de pares de estalos acompanhadas de palavras que fazem os alfacinhas corar.

 

O Porto é o Rio Douro e a ponte D.Luiz, são as fontainhas e a ribeira, o Piolho e a Fonte dos Leões; a praia, o surf, e o Estádio do Dragão; a Casa da Música e as caves do vinho do Porto; a Universidade, a praxe e as tunas; a rua de Santa Catarina e a das Galerias e as centenas de bares que abrem e fecham à medida que o Porto vai ganhando ou perdendo popularidade; são os hostels e o D. Henrique; a Avenida dos Aliados e os Clérigos; a Sé, a gastronomia; é Serralves e o Parque da Cidade; é o S.João e a Queima das Fitas.

 

Mas é muito mais do que isso! Para o bem e para o mal. Estudei no Porto e estou habituada a muitas coisas que sei que as pessoas de outras cidades não estão. A percorrer a cidade a pé, por exemplo. Ou a apanhar o autocarro de madrugada. Ou a vestir o traje académico e senti-lo a cheirar mal. Ou… a cumprimentar o pianista. Toda a gente do Porto sabe quem é o pianista. Ou a mulher da sopa. Lendárias, essas personagens.

 

Eu nem sequer moro no Porto mas, se me perguntarem, é no Porto que eu moro. Moro em Gaia. E o Porto, o Porto a sério, é muito mais do que o Porto. É Matosinhos e Gondomar e Maia e Valongo e Ovar e São João da Madeira. É quase Póvoa DE Varzim, agora com o metro.

 

Os portuenses têm um orgulho desmedido em si próprios. São exagerados, egocêntricos.

Admito que podíamos ser um bocadinho – só um bocadinho – menos focados em nós próprios. Mas eu nasci no Porto, estudei no Porto, e, por isso, padeço de todos esses males.

 

Não há cidade como a nossa, na nossa visão arrogante. 

 

Tags:

publicado às 13:12


221 comentários

Sem imagem de perfil

De Mariana a 29.06.2014 às 21:29

Gostei deste texto, mas tenho um pequeno reparo: são joão da madeira (onde eu moro) não pertence ao Porto, mas sim a Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro).
Imagem de perfil

De MPS a 29.06.2014 às 22:57

Olá Mariana,

Eu sei que São João pertence ao distrito de Aveiro, tal como Ovar. O que quis dizer é que sempre convivi com colegas que todos os dias vêm de comboio ou de camioneta para estudarem / trabalharem no Porto, e já se sentem mais do Porto que de Aveiro! Estudam cá, trabalham cá, namoram cá, vivem todo o tipo de experiências cá, praticamente só vão a casa dormir! O mesmo acontece com lugares como Oliveira de Azeméis, por exemplo.
O que é que tu achas?
Sem imagem de perfil

De Cátia Pinto a 04.07.2014 às 17:52

Metendo-me no meio da conversa, compreendo perfeitamente o que a Mariana diz. Nasci no Porto e morei durante grande parte da minha vida numa terreola de Santa Maria da Feira, mas sempre me senti uma nortenha com tudo aquilo a que se tem direito e que a Mariana tão bem escreveu no seu texto. Santa Maria da Feira pertence ao distrito de Aveiro, mas de certeza que são poucos os que se identificam com a cidade de Aveiro. Identificam-se sobretudo com o Porto!
Quis o destino que viesse estudar, depois trabalhar e por cá ficar... em Aveiro. E mesmo assim, continuo a ser nortenha de corpo e alma, e continuo a dizer que sou do Norte carago! Tenho orgulho ainda no sotaque que teima em não desaparecer, nos palavrões que saem boca fora e que não ficam assim tão mal (já dizia o outro que "car***o no Norte é vírgula") e espero continuar a sentir-me portuense pois foi lá que nasci e há coisas que não se devem perder, mesmo quando a vida nos faz ficar longe das nossas raízes.
Por isso, seja "Matosinhos e Gondomar e Maia e Valongo e Ovar e São João da Madeira", e até mesmo Santa Maria da Feira, quem gosta do Porto e se orgulha de uma das cidades portuguesas mais bonitas, reflete-se no seu texto e concorda com esta sua visão territorial.
Muito bem escrito, muito sentido. Parabéns!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.06.2014 às 23:04

Penso que a autora tem plena consciência disso, até porque diz "o Porto a sério, é muito mais do que o Porto", e refere-se também a Ovar, que é igualmente Aveiro... Entendi-o como uma hipérbole, para caraterizar o quão grande é o Porto. E é de facto! Como vimaranense que vive há 4 anos no Porto, sinto-me como se fosse da casa. E tal como também já aqui foi dito, revejo-me igualmente no texto, como eterna apaixonada e desmedidamente orgulhosa da minha cidade berço. Sangue nortenho ;) Parabéns ;)
Sem imagem de perfil

De Pedro Bastos a 29.06.2014 às 23:53

São João da Madeira pertence à Feira? Lol! São João da Madeira que eu saiba é concelho e pertence ao distrito de Aveiro. Mariana, grande texto, gostei.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 30.06.2014 às 13:12

Este "pertencer" não tem o significado que está a colocar. Não tem nada a ver com o ser concelho de lado algum, mas sim com as pessoas desse lugar e a sua relação com a cidade de que se fala, o Porto. Eu sou de Oliveira de Azeméis e compreendo perfeitamente o que diz a autora, pois sinto que sou muito mais do Porto do que alguma vez fui de Aveiro.
Sem imagem de perfil

De drina a 30.06.2014 às 14:07

s.joao da madeira nao pertence a sta maria da feira , sao ambos concelhos que pertencem a aveiro , mas que no entanto estão mais próximos do porto do que aveiro !
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2014 às 16:34

Sou de Santa Maria da Feira,e estudo no Porto, e tal como o texto diz quando me perguntam de onde sou , "Sou do Porto", Feira é Porto apesar de não ser Porto.
Muito Bom texto.
Sem imagem de perfil

De Cláudio Silva a 30.06.2014 às 18:06

São João da Madeira não pertence a Santa Maria da Feira, é uma cidade independente, a única no país que é conselho e freguesia. E São João da Madeira, apesar de pertencer ao distrito de Aveiro, faz parte da Área Metropolitana do Porto. É bom que se tenha conhecimento da matéria antes de falar, caso contrário dá asneira.
Aproveito para dizer que eu sou natural de São João da Madeira, e digo com muito orgulho que o Porto é a minha segunda cidade. Uma grande parte dos meus amigos são do Porto; eu faço compras no Porto; eu passeio no Porto; eu saiu à noite no Porto; eu passo a noite de São João no Porto; etc, etc. É uma cidade, além de bonita, repleta de mistério e magia. Não é por acaso a cidade que serviu de inspiração para os filmes do Harry Potter. Gosto muito do Porto e sempre me sentirei parte dessa grande cidade.
Imagem de perfil

De liz collingwood a 30.06.2014 às 19:03

São João da Madeira não pertence a Santa Maria da Feira. São João é concelho unico :)
Sem imagem de perfil

De Filipa a 01.07.2014 às 02:37

Sao João da Madeira pertence a Santa Maria da Feira? LOOL sempre vos julguei independentes, ao menos quando vierem corrigir, certifiquem-se do que dizem.

Já agora, bom texto, sou de Oliveira de Azeméis, mas a minha cidade predilecta é o Porto, não concordo com algumas coisas que dizes, mas há outras que são as mais acertadas. Keep going :D
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.07.2014 às 00:58

Desculpe!? Mas desde quando é que São João da Madeira pertence a Santa Maria da Feira?! Não diga isso a ninguém! São João da Madeira é cidade independente.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D